PROJETO PARA OS ALUNOS DO SEGUNDO ANO - TURMA 201 - PROFESSORA RESPONSÁVEL: POTIRA B. M. DUTRA
Tema: “Gincana da Copa do Mundo”.
Ano envolvido: 2º ano do turno da tarde da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Silveira.
Duração: 09 de junho a 05 de agosto de 2010 – este período compreende todo o tempo em que ocorre a Copa do Mundo e, para não afetar negativamente as avaliações, será acrescido de dias referentes ao retorno do Recesso Escolar.
Problema: Por que não estimular a aprendizagem a partir de um evento de mobilização mundial?
Objetivo Geral: Estimular a aprendizagem e os valores sociais, morais e humanos a partir de atividades que integrem competências, habilidades e o evento esportivo mais importante do mundo.
Objetivos Específicos:
Estimular a socialização;
Promover ações pedagógicas e lúdicas significativas para a aprendizagem dos alunos;
Ampliar o conhecimento e o vocabulário;
Estimular a produção textual contextualizada;
Orientar e estimular o uso adequado da internet;
Estimular a geração de valores sociais, humanos, morais e o patriotismo.
Justificativa: A realização da Copa do Mundo de 2010 vem motivando os alunos para a torcida e valorização da Pátria nos últimos dias. Criou-se, com isso, uma grande expectativa por parte dos discentes e gera preocupação dos docentes sobre como reverter esta motivação em aprendizagem.
Considerando estes dois fatores, foram selecionadas atividades a serem desenvolvidas em todos os componentes curriculares do Ano envolvido, tendo como fonte principal a internet e os blogs educativos nela disponibilizados. A participação será em forma de gincana, conforme descrito logo a seguir na Metodologia, e não interferirá nos programas de alfabetização ou na rotina pedagógica adotada na escola.
Metodologia: Os alunos serão divididos em cinco equipes em cada uma das turmas, conforme as Feras do Mundial – cinco mamíferos divulgados pela Rede Globo como sendo os selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem na África do Sul (país sede da Copa este ano).
A partir de então, a professora realizará diferentes atividades, disponibilizadas para as equipes e contendo uma pontuação específica (a critério do educador). Serão feitas várias atividades e as pesquisas terão como suporte principal a Sala Digital do educandário. Ao final, vence a equipe que mais pontos fizer em sua turma.
Avaliação: Acontecerá em forma de relato oral dos alunos e escrito da professora.